Por RDN
A reforma tributária no Brasil está promovendo mudanças estruturais importantes que afetam especialmente os pequenos empresários. Com o objetivo de simplificar o sistema de impostos, ela propõe a substituição de tributos complexos por impostos unificados, como o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). No entanto, alguns especialistas apontam que as empresas menores podem enfrentar dificuldades para adaptar-se a um novo sistema de compliance tributário, que exige mais organização e transparência nas transações financeiras. Esse impacto poderá ser sentido particularmente em setores que historicamente enfrentam maior carga burocrática, como o de comércio e serviços. Além disso, o fim de alguns benefícios fiscais específicos para micro e pequenas empresas tem gerado preocupações entre empresários sobre aumento de custos operacionais e diminuição de competitividade
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O avanço dos negócios digitais segue como uma tendência forte para 2024, especialmente entre micro e pequenas empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo. Segundo uma análise do Sebrae, a digitalização não só aumenta a competitividade como também proporciona novos canais de receita, atraindo clientes em mercados antes inexplorados. A transformação digital e o uso de ferramentas online também facilitam o desenvolvimento de novos modelos de negócio, permitindo operações mais ágeis e eficientes. Empresas que investem em digitalização relatam crescimento na produtividade e melhora no relacionamento com clientes, enquanto aquelas que ainda operam de forma analógica estão vendo suas margens de lucro pressionadas e um aumento na defasagem competitiva
Por RDN
Empreender com foco em sustentabilidade está se tornando um diferencial competitivo, com consumidores e investidores cada vez mais exigentes em relação à responsabilidade ambiental e social das empresas. Este movimento está se ampliando no setor de pequenas empresas, que agora buscam formas de adotar práticas mais sustentáveis em suas operações. Essa tendência vai além da responsabilidade ambiental, englobando práticas inclusivas e de diversidade, o que, segundo pesquisas, aumenta a produtividade e fortalece a marca. No entanto, a transição para um modelo sustentável pode representar um desafio para empresas menores que dispõem de menos recursos para investimentos nessa área, mas o apoio de iniciativas e incentivos governamentais pode viabilizar essa adaptação