Entrevistas

Conheça a história de quem faz história no mundo dos negócios

Núcleo Você Escola de Saúde Mental

"Assim nasceu a ideia de trazer para Juiz de Fora e região a formação em Psicanálise."

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Toner TechSuprimentos

"Suprir o mercado de suprimentos para impressão e informática."

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SAEP Centro de Formação de condutores

"Essa trajetória de sucesso foi o ponto de partida para nossa autoescola."

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Pharmagenérica 
Farmácia de Manipulação

"Para garantir saúde e bem-estar, não transigimos com a qual idade" 

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Núcleo Você Escola de Saúde Mental

RDN -  Qual a origem da Núcleo Você Escola de Saúde Mental? Como ela surgiue quais são seus objetivos?

NVC - A NVC, teve seu início como clínica de psicoterapias, com o intuito de ser um veículo de promoção da saúde mental; mas, a percepção da crescente (des)informação relacionada à Saúde mental, nos preocupa muito e decidimos ampliar nossa atuação, nos tornando multiplicadores. Assim nasceu a ideia de trazer para Juiz de Fora e região a formação em Psicanálise. Diante do desafio de formar profissionais sérios, éticos, comprometidos com os resultados de seus analisastes, entendemos que deveríamos nos associar a uma Sociedade Psicanalítica com a mesma preocupação e, depois de muitas pesquisas, chegamos até a SBPE, uma sociedade com longa trajetória que já formou centenas de psicanalistas e que comunga de nosso propósito; sendo uma das poucas Instituições (entre tantas pesquisadas) que de fato oferta o tripé psicanalítico como proposto por Freud.

RDN - Quais são os maiores desafios que a Núcleo Você enfrenta atualmente na gestão e crescimento da instituição?

NVC - A conscientização do público do que é a Psicanálise e da responsabilidade de todos que se propõem a enveredarem por esse universo. Infelizmente, o mercado oferta atalhos que levam à frustração, mas as pessoas só descobrem isso (quando descobrem) depois de passarem pelas supostas formações. A exemplo disso, posso citar o caso de uma pessoa que acredita ser psicanalista, por ter feito uma pós-graduação de 06 meses em psicanálise, mas não sabe distinguir uma neurose de uma psicose e, nem tem ideia da gravidade disso.
É lamentável que por uma questão comercial, algumas instituições estejam deturpando a Psicanálise! Isso torna nosso desafio ainda maior, porque não aceitamos ofertar análise didática, cursos expresso, ou qualquer formato que aparente ser uma vantagem para o aluno, mas que na verdade se torne um desserviço para a sociedade. 

RDN - Como a NVC equilibra a necessidade de preservar os valores e princípios da psicanálise com a modernização e profissionalização da gestão? 

NVC - Ofertando, de fato, o tripé psicanalítico, proposto por Freud (autoconhecimento através do viés analítico; estudo da teoria e prática supervisionada).
Na nossa formação, pagamos a um analista para atender a todos os nossos alunos. É pré-requisito para ser nosso aluno, estar aberto ao processo analítico.
Na teoria todos estudam os clássicos, mas também apresentamos alguns contemporâneos, para que tenham ampla visão da Psicanálise e sejam provocados a aprofundarem ainda mais seus estudos. E para a transmissão de conhecimentos tão profundos, somos muito exigentes na escolha de nossos professores (todos têm uma didática impecável, experiência clínica e, principalmente, postura ética).
No último ano, concluindo o tripé, nossos alunos vão para a prática supervisionada, que é, literalmente ir para nosso consultório atender, sob supervisão, aos analisantes que nós captamos para eles. É atendimento mesmo, não é estudo de caso, como vemos nos atalhos.
Dessa forma preservamos os valores e princípios da psicanálise; mas toda sociedade é viva e passa por mudanças, então, temos que nos manter atentos a realidade do momento e a modernização fica por conta da plataforma de estudos (mesmo o curso sendo presencial), grupos fechados da turma no WhatsApp e, principalmente, na escolha do corpo docente, onde mesclamos profissionais de postura clássica, com mais de 40 anos de trajetória na Psicanálise, com profissionais com discursos e estudos mais atuais como a psicanálise das massas, a dinâmica dos sintomas da atualidade.

RDN – Qual é a estratégia da NVC para atrair e formar psicanalistas em um mercado onde o interesse por terapias alternativas tem crescido?

NVC - Conscientização através de palestras e seminários abertos ao público, além da divulgação em mídias sociais.

RDN - Como a NVC lida com a concorrência de outras abordagens terapêuticas no Brasil e no exterior, e qual é o diferencial competitivo da psicanálise?

NVC - Na verdade, entendemos que existe uma infinidade de abordagens úteis para uma infinidade de propósitos. Somos uma escola que visa formar profissionais sérios e, não apenas psicanalistas sérios.
Começamos pela Psicanálise, porque entendemos que é uma abordagem muito rica, que aprofunda nas questões da psique. Entendemos que mesmo que o profissional tenha o desejo de ser um terapeuta e não um psicanalista, ter essa formação fará dele um terapeuta muito melhor.
Freud estava certo em afirmar que a Psicanálise não é para todos. Mas pensamos que todos devem ter acesso a ferramentas que possam auxiliar na promoção da saúde mental e do bem-estar. Então, em breve estaremos oferecendo outras formações para além da psicanálise.
O que nunca ofertaremos são cursos breves que apresentam conceitos ou ferramentas que não preparam o sujeito para a realidade da clínica.
Vamos ofertar TCC, por exemplo, mas será uma formação e não um curso breve.

RDN - De que forma a NVC está incorporando tecnologias modernas, como plataformas digitais, para facilitar o ensino e a prática da psicanálise?

NVC - Nossa parceria com a SBPE já traz em si essa facilidade, já que temos acesso a plataforma do curso com materiais extras e monitor para auxiliar nossos alunos.

RDN - Há planos de investir em inteligência artificial ou ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino ou a prática psicanalítica?

NVC - Essa é uma pergunta bem interessante que nos provoca a pensar.

RDN - Quais são os principais indicadores que a NVC utiliza para medir o impacto de suas atividades na formação de profissionais e na disseminação da psicanálise?

NVC - Os resultados entregues por nossos alunos e o sucesso deles no mercado de trabalho.
Quando digo que os atalhos levam à frustração é exatamente porque quem não é bem preparado não se sustenta na clínica.
Nossos alunos já concluem o curso levando consigo “seus” analisantes.
Temos professores destaque que se formaram pela SBPE (nossa sociedade parceira que estruturou todo o conteúdo programático do curso).

RDN - Como a NVC avalia a demanda por psicanalistas no mercado atual e que estratégias estão sendo inovadoras para atender a essa demanda de maneira eficaz?

NVC - Costumamos dizer que a Psicanálise é a profissão do presente. O Brasil está entre os primeiros colocados do ranking mundial de ansiedade; já há mais de uma década a OMS vem incentivando o investimento em saúde mental porque a depressão é um grande gargalo econômico. Os índices de automutilação estão crescentes, então, as demandas são urgentes. Tão urgentes, ao ponto de levar as empresas a investirem na saúde mental de seus colaboradores.
Para promover a saúde mental pelo viés psicanalítico, temos parceria com empresas para a captação de analisantes para nossos alunos e promoção de saúde mental para os funcionários.

RDN - Como a NVC trabalha o marketing para ampliar o alcance da psicanálise e atrair novos profissionais e interessados?

NVC - Através do marketing digital e também das campanhas de conscientização já mencionadas anteriormente.

RDN - Há projetos de expansão para outras regiões do Brasil ou mesmo parcerias internacionais para fortalecer a presença da NVC no mercado global?

NVC - Com certeza! Já estamos em Juiz de Fora e Conselheiro Lafaiete. Em breve estaremos em BH e outras cidades dos Estados de MG e RJ.
Já as parcerias internacionais acontecerão um pouco mais adiante.

SAEP Centro de Formação de condutores

RDN - O que o motivou a entrar no setor de formação de motoristas e como foi o processo de abertura da sua autoescola?

AES - A autoescola SAEP começou com meu pai, que ganhou duas vezes o prêmio de melhor motorista da Volvo. Ele decidiu converter o prêmio em dinheiro para abrir o negócio. Essa trajetória de sucesso foi o ponto de partida para nossa autoescola.

RDN - Quais são os principais diferenciais da sua autoescola em relação à concorrência e como você garante a qualidade do ensino oferecido?

AES - Nos diferenciamos pela forma de ensinar e pela atenção que damos aos nossos alunos. Temos uma frota ampla e instrutores muito bem capacitados. Além disso, oferecemos um preço justo sem comprometer a qualidade do ensino.

RDN - Quais são os maiores desafios que sua autoescola enfrenta atualmente no mercado de formação de motoristas?

AES - Um dos maiores desafios é a concorrência desleal. Muitos concorrentes baixam os preços, mas não garantem a excelência no ensino, o que prejudica a formação dos motoristas.

RDN - Que soluções ou inovações sua autoescola está implementando para atender melhor às necessidades dos alunos e do mercado?

AES - Sempre visando os alunos, fazemos promoções e oferecemos um suporte exclusivo nas aulas teóricas. Somos a única autoescola da região que atende pessoas com deficiência (PCD), o que demonstra nosso compromisso com a inclusão.

RDN - Como você enxerga o futuro do setor de formação de motoristas e quais são suas principais metas para a autoescola nos próximos anos?

AES - Vejo um futuro promissor. Minhas metas são sempre melhorar o atendimento e renovar nossa frota de veículos para atender ainda melhor nossos clientes.

RDN - Qual é a cultura empresarial que você promove na sua autoescola e como ela influencia o ambiente de trabalho e o atendimento aos alunos?

AES - Promovemos uma cultura de ambiente tranquilo, alegre e respeitador. Valorizamos o diálogo e escutamos as ideias de todos, o que contribui para um atendimento eficiente e harmonioso.

RDN - Quais são os principais diferenciais no treinamento de motoristas profissionais em comparação com motoristas amadores?

AES - Para motoristas amadores, ensinamos o necessário para passar no exame. Já para os profissionais, nosso foco é na excelência, direção defensiva e economia, garantindo uma formação completa.

RDN - De que maneira a tecnologia está sendo utilizada na sua autoescola para melhorar o processo de ensino e aprendizagem?

AES - Estamos sempre estudando formas de melhorar nosso ensino. Realizamos reciclagens a cada cinco anos para garantir que nossos métodos e instrutores estejam atualizados.

RDN - Como sua autoescola aborda questões de sustentabilidade e responsabilidade social no contexto da formação de motoristas?

AES - Na SAEP, acreditamos que a responsabilidade social vai além de apenas formar motoristas competentes. Estamos comprometidos com a inclusão, sendo a única autoescola da região que atende pessoas com deficiência (PCD). Além disso, promovemos práticas de direção defensiva e econômica em nossos cursos, o que não só melhora a segurança no trânsito, mas também contribui para a redução do impacto ambiental. Nosso objetivo é formar motoristas conscientes e responsáveis, que possam fazer a diferença nas comunidades onde vivem.

RDN - Como você coleta e utiliza o feedback dos alunos para aprimorar continuamente os serviços oferecidos pela sua autoescola?

AES - Coletamos feedback principalmente através do Instagram. Os alunos frequentemente nos agradecem, e compartilhamos essas interações para inspirar outros alunos e manter um ciclo constante de melhoria.

PharmaGenérica farmácia de Manipulação

Manipulação Através da Natureza

RDN - como surgiu a ideia de entrar no ramo de farmácia de manipulação e quais foram as maiores motivações para abrir o seu negócio?

PHG - A ideia de abrir uma farmácia de manipulação surgiu em agosto de 2002, no Bairro Manoel Honório, onde nascemos e crescemos. Já tínhamos uma drogaria no bairro e percebemos a oportunidade de expandir para um segmento que atendesse melhor as necessidades personalizadas da comunidade.

RDN - quais tendências e inovações você observa no mercado de farmácias de manipulação atualmente, e como sua empresa se adapta a elas?

PHG - O mercado tem mostrado uma mudança significativa no comportamento dos consumidores, com prescrições mais personalizadas e demandas individuais. Estamos sempre atentos a essas mudanças e buscamos nos adaptar rapidamente, oferecendo soluções que atendam às novas expectativas.

 RDN - a personalização é uma característica marcante nesse segmento. Como sua farmácia se diferencia no atendimento ao cliente em relação às fórmulas manipuladas?

PHG - Percebemos que muitos clientes buscam orientação direta do farmacêutico, o que aumenta nossa responsabilidade em oferecer um atendimento de excelência. Por isso, investimos continuamente em qualificações, como cursos, palestras e congressos, além de desenvolver um portfólio próprio que reforça nosso compromisso com a qualidade.

RDN - quais são os maiores desafios que você enfrenta para garantir a qualidade e a segurança dos produtos manipulados?

PHG - Manter um controle de qualidade rigoroso é o principal desafio. Isso inclui o acompanhamento dos lotes, a elaboração de fichas técnicas detalhadas, a qualificação criteriosa dos fornecedores e o treinamento constante dos técnicos que atuam no processo de manipulação.

RDN - como você lida com a regulamentação e as mudanças nas leis de saúde e medicamentos que afetam o setor?

PHG - Estamos sempre atentos às normas, como as resoluções da diretoria colegiada (rdc) e as visitas de fiscalização da vigilância sanitária. Essa proximidade nos mantém atualizados e nos permite adaptar rapidamente às exigências regulatórias.

RDN - quais critérios você utiliza para selecionar fornecedores de matérias-primas e insumos farmacêuticos?

PHG - Utilizamos apenas fornecedores auditados pela anvisa, que seguem rigorosamente as boas práticas farmacêuticas. Isso garante a qualidade das matérias-primas utilizadas.

RDN - qual a importância do relacionamento com profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas, para o sucesso de sua farmácia?

PHG - Manter um bom relacionamento com médicos, nutricionistas e até veterinários é essencial. Realizamos visitas regulares para apresentar nosso processo de manipulação, controle de qualidade e qualificação, mostrando o quanto estamos comprometidos com a excelência.

RDN - como você vê o papel da tecnologia no futuro da manipulação de medicamentos e suplementos personalizados?

PHG - A tecnologia tem um papel transformador, permitindo que insumos farmacêuticos sejam convertidos em medicamentos mais seguros e eficazes. Ela será cada vez mais indispensável para o desenvolvimento do setor.

RDN - quais práticas sustentáveis ou inovadoras sua empresa adotou para minimizar o impacto ambiental no setor farmacêutico?

PHG - Adotamos o uso de embalagens recicláveis, além de realizarmos o gerenciamento de resíduos por meio de parcerias com indústrias especializadas. Também garantimos o descarte seguro de materiais, seguindo as normas ambientais.

Toner tech 

Suprimentos para Impressão e Informática

RDN - Conte-nos um pouco sobre a origem da sua empresa. O que o motivou a entrar no mercado de suprimentos e acessórios para informática?

TTC - A Toner Tech nasceu em 2019 com o objetivo de suprir uma necessidade crescente no mercado de suprimentos para impressão e informática. A motivação veio da observação de uma demanda regional por produtos de qualidade e de um atendimento mais próximo, principalmente para empresas e instituições. O desejo de empreender e agregar valor ao mercado local também foi um grande impulso para iniciar o negócio.

RDN - Quais são os principais produtos que você oferece aos seus clientes e qual você diria que é o carro-chefe da sua linha de produtos?

 TTC - Os principais produtos são toners, tintas, papéis fotográficos e materiais de informática. O carro-chefe, sem dúvidas, é a linha de toners e tintas, que possuem grande demanda entre laboratórios, escolas, hospitais e prefeituras, sendo um produto essencial para a operação dessas instituições.

RDN - Como você lida com os desafios de ser um empreendedor individual em um setor competitivo?

 TTC - Ser um empreendedor individual exige resiliência e planejamento. Eu foco em oferecer um atendimento personalizado, entender as necessidades específicas de cada cliente e manter uma boa relação com fornecedores para garantir prazos e qualidade. Além disso, busco otimizar custos operacionais e manter a empresa financeiramente saudável.

RDN - Qual é o tipo de cliente que você mais atende e como garante que suas necessidades sejam sempre supridas?

 TTC - Atendemos principalmente pessoas jurídicas, como laboratórios, hospitais, escolas e prefeituras. Para garantir que suas necessidades sejam supridas, investimos em estoque estratégico, prazos de entrega eficientes e suporte técnico sempre que necessário.

RDN - Que estratégias você utiliza para se manter atualizado sobre as tendências e inovações do mercado de informática?

 TTC - Acompanho as principais feiras e eventos do setor, além de estar sempre conectado a fornecedores e parceiros que compartilham informações sobre novas tecnologias. Também leio blogs e publicações especializadas em tecnologia para identificar oportunidades de inovação.

RDN - Há algum projeto ou iniciativa que você tem se dedicado recentemente, e que poderia compartilhar conosco?

 TTC - Atualmente, estamos desenvolvendo um projeto de expansão para oferecer locação de equipamentos de informática e máquinas de impressão, além de entrar no mercado de descartáveis hospitalares, como copos e papel lençol. Essa diversificação busca atender às novas demandas de nossos clientes.

RDN - Qual foi o maior aprendizado desde que iniciou o seu empreendimento e como isso moldou sua abordagem nos negócios?

 TTC - O maior aprendizado foi entender a importância de construir boas relações, tanto com clientes quanto com fornecedores. Isso me ensinou a priorizar a confiança e a transparência em todas as interações comerciais, o que resultou em parcerias duradouras e sólidas.

RDN - De que forma você procura expandir sua marca e ganhar reconhecimento na área de informática?

TTC - Investimos em marketing digital, especialmente em redes sociais, para alcançar novos públicos e aumentar o engajamento com nossos clientes. Também buscamos participar de eventos e feiras do setor, onde podemos apresentar nossos produtos e serviços diretamente ao mercado.

RDN - Quais são os recursos e ferramentas que você considera essenciais para conduzir seu negócio com sucesso?

TTC - Utilizamos um sistema integrado para gestão de estoque, financeiro e emissão de notas fiscais, que garante organização e eficiência. Além disso, o suporte de uma boa contabilidade tem sido essencial para manter a empresa em conformidade com as obrigações fiscais.

RDN - Quais são seus planos para o futuro da empresa e o que você espera alcançar nos próximos anos?

TTC - Nos próximos anos, esperamos expandir significativamente nossa operação, aumentar nossa linha de produtos e consolidar nossa presença no mercado de locação de equipamentos. Nosso objetivo é nos tornar referência regional em suprimentos para impressão e informática, mantendo sempre o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente.